top of page

CCBB BH lança programa educativo com ônibus gratuitos para ampliar acesso à cultura

Mediações em Movimento será realizado ao longo de 2026 e ocupa diversos espaços do centro cultural


O objetivo do programa Mediações em Movimento, como o próprio nome diz, é trazer um novo movimento para as relações com o público a partir do acolhimento, da sensibilidade, da conexão entre as exposições e diferentes realidades | Crédito: Divulgação/CCBB
O objetivo do programa Mediações em Movimento, como o próprio nome diz, é trazer um novo movimento para as relações com o público a partir do acolhimento, da sensibilidade, da conexão entre as exposições e diferentes realidades | Crédito: Divulgação/CCBB

Redação Brasil de Fato


O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) estreou, em fevereiro, o programa Mediações em Movimento, iniciativa gratuita de arte-educação que aposta na inclusão e na democratização do acesso à cultura. 


Um dos principais destaques do projeto é a oferta de transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e associações, com foco em instituições de regiões periféricas da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).


Ao longo dos próximos 12 meses, o programa prevê a disponibilização de cerca de 80 ônibus, permitindo que públicos historicamente afastados dos equipamentos culturais possam acessar exposições, atividades educativas e experiências artísticas no CCBB BH. Para a coordenação do projeto, o investimento em logística é entendido como uma ação de justiça social e cultural, ao enfrentar barreiras econômicas e simbólicas que dificultam o acesso à arte.


O Mediações em Movimento será realizado ao longo de 2026 e ocupa diversos espaços do centro cultural, como galerias, pátio e áreas externas. A proposta é integrar arte, educação e transformação social, posicionando o público como agente ativo no encontro com as exposições.

O objetivo do programa Mediações em Movimento, como o próprio nome diz, é trazer um novo movimento para as relações com o público a partir do acolhimento, da sensibilidade, da conexão entre as exposições e diferentes realidades, como destaca Danilo Filho, idealizador e gerente pedagógico do projeto. 


“Olhamos para o visitante, para suas capacidades, seu repertório. Elementos que criam vínculos e levam à compreensão de que ali tem receptividade, mas também tem construção de conhecimento, de desenvolvimento em arte e em questões da sociedade no que diz respeito à educação cidadã. As pessoas vão entrar no CCBB de um jeito e vão sair diferentes”, ressalta.


CCBB mantém tradição 


O programa dá continuidade ao histórico educativo do CCBB BH, que já atendeu cerca de 780 mil pessoas desde a inauguração do espaço. Somente em 2025, foram mais de 1,1 milhão de visitantes no centro cultural. O Mediações em Movimento tem patrocínio do Banco do Brasil e integra os projetos selecionados pelo Edital de Patrocínio CCBB 2026/27.


Em fevereiro, as atividades estão vinculadas à exposição “YOSHITAKA AMANO – Além da Fantasia”, com visitas mediadas, ações em Libras, práticas criativas e apresentações voltadas a públicos de todas as idades, sempre com acesso gratuito.


Editado por: Elis Almeida

Comentários


bottom of page