top of page

Projeto Cancionistas e Fabiano Hablas em O Sul em Cima

Mariusa Kineuchi


O Sul em Cima 25/2025
O Sul em Cima 25/2025

Projeto - Cancionistas, Vol. 1 - Primeiro álbum gravado com canções desenvolvidas no curso de composição de Marcelo Segreto. Marcelo é cantor, compositor e idealizador do grupo Filarmônica de Pasárgada. 


São 18 faixas com canções inéditas e extremamente ricas em variedade, expondo a diversidade de estilos e personalidades dos compositores. Todas as canções do álbum Cancionistas, Vol 1 foram produzidas por Tomás Bloch, com exceção da música A Dor é Pó, produzida por Otávio Carvalho. 


Músicas: 01 - Cultivar Sementes  - Paula Souto // 02 - Pão - Artur Mendonsa  // 03 - Ciranda à Beira-Mar  - Josiani Dionísio //  04 - A Gente Volta  - Tomás Bloch // 05 - A Dor é Pó - Rafael Roma // 06 - Encantabismo  - Amahra Teramae  // 07 - Descomplicado - Cubo  


Fabiano Hablas é músico, poeta e compositor, nascido em Porto Alegre RS (1971) e criado em Curitiba-PR. Iniciou na música aos 13 anos de idade, ao violão, já compondo. Retornou ao Rio Grande do Sul em 1988 e atuou em grupos musicais, festivais e bares, em Cruz Alta-RS e Santa Maria-RS. Também foi ator e musicou peças de teatro, estabelecendo-se, novamente, em Porto Alegre-RS, no ano de 2020.  


A gravação de seu primeiro disco, intitulado Granjeio, lançado em fevereiro de 2025, foi concebida no início da pandemia, concomitante a um processo de luto, pela viuvez. Foram selecionadas 8 músicas, sendo 7 composições autorais, adequadas ao conceito do projeto, pelo arranjador e pianista Luiz Mauro Filho. São canções compostas ao longo da vida até o ano de 2020. Participaram da gravação do disco os músicos Luiz Mauro Filho (piano/teclados), Nico Bueno (contrabaixo), Lucas Fê (bateria), Pedro Figueiredo (flautas), Pablo Schinke (violoncelo), Giovanni Berti (percussão), Ronaldo Pereira (saxofone), Bruno Coelho (percussão), Jorginho do Trompete ( trompete, flughelhorn e trombone de pisto), Edu Saffi (contrabaixo acústico), James Liberato (guitarra) e Bernardo Zubaran (harmônica).


Granjeio significa "cultivar", "colher". É a expressão, em música e poesia, do que se "plantou" ao longo de uma vida, essencialmente, em relação aos sentimentos e suas implicações na vida social. Fala, também, de natureza e fantasia, com uma mensagem positiva existencial.


Músicas (01,02,03 e 05 de Fabiano Hablas) : 01 - Adejo // 02 - Flor da Manhã // 03 - A Dor // 04 -  Granjeio - Fabiano Hablas e Mário Jorge Rangel // 05 - In Vino // 06 - Outubros - Fabiano Hablas e Leandro Carvalho 


Ouça O Sul em Cima na Rádio Nove domingo às 10h e sexta às 20h.

Comentários


bottom of page