top of page

Mari Boine em Luz para Mundos Remotos

Da equipe de Luz para Mundos Remotos

Río Colorado, Argentina


Foto: Gregor Hohenberg / Divulgação
Foto: Gregor Hohenberg / Divulgação

Mari Boine é uma cantora norueguesa pertencente à etnia saami, conhecida por combinar rock e jazz com a música yoik de sua terra natal. Seu primeiro sucesso foi “Gula Gula”, lançado em 1989, e ela continuou gravando álbuns populares ao longo dos anos 90. Hoje, no LPMR, o álbum IN THE HAND OF THE NIGHT que Mari Boine gravou em 2006.


Mari Boine cresceu em Karasjok, no norte da Noruega. Seus pais eram da etnia saami e viviam da pesca do salmão. Mari foi criada imersa no ambiente natural da região, mas também em meio ao rigoroso movimento cristão que possibilitava a discriminação contra seu povo.


Cantar no estilo tradicional yoik era considerado uma obra do diabo. Além disso, a escola local que ela frequentava refletia um mundo completamente diferente do de sua família, pois tudo o que era ensinado lá era em norueguês. Uma história que se repete em diferentes pontos do planeta.


Ao crescer, Mari começou a se rebelar contra a situação de ser considerada uma mulher inferior pela sociedade norueguesa por ser lapona. No encarte incluído em seu primeiro álbum, “Leahkastin”, ela critica ironicamente o racismo de seu país.


Em 1994, foi convidada para interpretar a música de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno... No entanto, recusou-se a fazê-lo porque percebeu que se tratava de uma tentativa de atrair as minorias, sem um interesse genuíno.


Em 2003, Mari Boine foi galardoada com o Prêmio de Música do Conselho Nórdico. Da mesma forma, em 2009, foi nomeada “cavaleira” pela Real Ordem de São Olavo graças à sua diversidade artística.


Suas canções são fortemente influenciadas por sua experiência de pertencer a uma minoria discriminada. Mari Boine canta no estilo folclórico tradicional dos lapões, modulando sua voz e acompanhando-a com uma ampla gama de instrumentos, tanto próprios quanto estranhos à sua cultura.


Sua discografia se estende desde 1985, com o álbum AFTER THE SILENCE, até 2017, com SEE THE WOMAN, em quatorze trabalhos como intérprete solo ou acompanhando outros músicos.


O povo lapão ou saami habita a Lapônia, uma região que se estende pelo norte da Noruega, Suécia, Finlândia e a península de Kola, no noroeste da Rússia. Arqueólogos descobriram vestígios de um povo que vivia da pesca e da caça de renas selvagens nesses mesmos locais. Esses vestígios sugerem um povoamento estável das costas árticas escandinavas em um período situado entre 7000 e 2000 anos a.C. Atualmente, considera-se que os lapões são a primeira população autóctone conhecida da Escandinávia e reivindicam seus direitos como povo indígena.


O texto deste programa foi extraído da Wikipedia e da página oficial de Mari Boine.


O disco que ouvimos hoje, IN THE HAND OF THE NIGHT, foi gravado e lançado em 2006.


Ouça na Rádio Nove domingo às 17h e quarta às 20h.

Comentários


bottom of page